25/02/2019

Entenda mais sobre o desconto simplificado e também sobre a correção da sua declaração de imposto de renda 2019


Desconto Simplificado do Imposto de Renda

ENTENDENDO O DESCONTO SIMPLIFICADO

Toda pessoa física pode optar pelo desconto simplificado, correspondente à dedução de 20% (vinte por cento) do valor dos rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual, limitado a R$ 16.754,34 (dezesseis mil, setecentos e cinquenta e quatro reais e trinta e quatro centavos). Em alguns casos, nós orientamos ao cliente que essa é a melhor forma para restituição.

A opção pelo desconto simplificado implica a substituição de todas as deduções admitidas na legislação tributária. O valor utilizado a título de desconto simplificado, de que trata o caput, não justifica variação patrimonial, sendo considerado rendimento consumido.

Sobre a RETIFICAÇÃO (correção do imposto de renda)

Se você tiver cometido erros na entrega da declaração, omissões ou inexatidões em Declaração de Ajuste Anual já entregue, poderá apresentar uma declaração retificadora pela Internet, mediante a utilização do PGD ou do serviço “Meu Imposto de Renda”. Você também pode deixar uma cópia em mídia removível (PENDRIVE), às unidades da RFB, durante o horário de expediente.

Vale lembrar que a Declaração de Ajuste Anual retificadora tem a mesma natureza da declaração originariamente apresentada e a substitui integralmente, e deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, e as informações adicionais, se for o caso.

Para a elaboração e a transmissão de Declaração de Ajuste Anual retificadora deve ser informado o número constante no recibo de entrega da última declaração apresentada, relativa ao mesmo ano-calendário.

A transmissão da Declaração de Ajuste Anual retificadora elaborada mediante utilização do PGD pode ser feita também com a utilização do programa de transmissão Receitanet, disponível no sítio da RFB.

Nas hipóteses de redução de débitos já inscritos em DívidaAtiva da União bem como de redução de débitos objeto de pedido de parcelamento deferido, admitir-se-á a retificação da declaração tão somente após autorização administrativa, desde que haja prova inequívoca da ocorrência de erro no preenchimento da declaração, e enquanto não extinto o crédito tributário.

UMA SOLUÇÃO SIMPLES

Você estava sem tempo e acabou entregando sua declaração e depois viu que entregou errado, a Let Contábil pode ratificar sua declaração e você não terá dor de cabeça alguma, entre em contato conosco através desse formulário.

Um comentário:

Obrigado por comentar em nosso Blog. Deixe seu recado ou dúvida, logo responderemos. Lembre-se, respeitar o próximo é um dever que todos devemos ter. Obrigado e volte sempre!

Subir