05/12/2018

Quais tipos de ataques cibernéticos e como sua empresa pode se proteger?

ataques-ciberneticos

Nesse texto iremos falar sobre a segurança de dados e como a sua empresa pode se proteger para não sofrer ataques cibernéticos, independente do porte ou segmento de atuação, algumas medidas podem ser tomadas para segurança dos dados.

Como parte da internet, todo computador conectado pode ser alvo de ataques de criminosos, as ferramentas e procedimentos de segurança podem ser tomados afim de evitar ou dificultar o acesso aos dados da sua empresa.

Existem diversos ataques cibernéticos, citaremos alguns:

Ataque Bruto – causa uma sobrecarga de acessos ao servidor para que recursos fiquem indisponíveis ao usuário. Existem dois tipos que podem ser os DOS (negação de serviço) com um computador fazendo várias solicitações. Existe também o DDoS (negação de um serviço distribuída) com diversos computadores sendo controlado por um único computador.

Cavalos de Tróia (Trojan Horses) – Permitem acessos ao controle do equipamento que foi infectado. Existem os tipos Backdoor que exploram a vulnerabilidade e permitem que o invasor modifique os arquivos do sistema e instalar novos softwares maliciosos.

Fraudes Cibernéticas – São vários os tipos que podem ser envio de e-mails falsos, criação de sites fraudulentos, e muitas vezes falsificam um IP (Protocolo de internet) para que aparentem ser um site confiável, técnicas de phishing que roubam senhas e informações para usar em golpes na internet.

Programas de Spywares – São programas maliciosos que registram informações durante a utilização do equipamento pelo usuário e encaminham aos criminosos. Os mais perigosos são dos tipos keylogger que identificam as teclas digitadas e são usados para roubar senhas.

Quais são as consequências para empresa?

Quando a empresa passa por ataques as consequências tendem a ser desastrosas e entre elas, a dor de cabeça com a mudança de senhas ou roubos. Além disso os acessos nos computadores podem apresentar imprecisão ou erro no processamento de dados. 

Acessos não autorizados a informações sigilosas, a atribuição de acesso privilegiado, erros nos sistemas na execução de rotinas necessárias são alguns dos transtornos que podem ser notados pelos usuários. 

Mantenha uma comunicação com os funcionários


Manter uma rotina de comunicação que ensine ao seu colaborador a importância de manter uma rotina de uso do computador saudável é uma boa alternativa e pode evitar muita dor de cabeça. Com o tempo essa cultura já estará implantada na sua equipe e tudo ficará mais fácil.

Converse com o setor de informática da sua empresa e peça que a adequação seja feita para que os usuários da organização não sintam-se prejudicados, mas deixamos claro que a comunicação vale muito mais do que uma simples proibição.

Subir