02/10/2018

Qual a responsabilidade do meu contador sobre minha empresa?


O contador hoje vai muito além de só emitir notas como alguns pensam, o contador pode te auxiliar muito mais em seu negócio, ou empreendimento. Por muitas vezes recebemos diversos questionamentos do tipo: o que você faz para minha empresa?

Qual a responsabilidade do meu contador sobre minha empresa?

Bem, o gestor é o responsável pela tomada de decisão no momento mais importante, o contador pode te auxiliar respondendo através de dados e números do seu faturamento o melhor caminho a seguir.

Culpar o contador pelo mau desempenho financeiro da empresa parece o caminho mais fácil, mas o que o empresário precisa entender é que ele precisa dar atenção aos trâmites de toda a sua empresa, inclusive os burocráticos que na maioria das vezes acaba nas mãos do contador.

Assim compreende-se que estar atento aos balanços financeiros, saber gerenciar os custos e pagar as contas e os tributos em dia devem ser funções de extrema prioridade na empresa. O profissional contábil tem o papel de indicar os melhores caminhos, e o gestor deve munir seu contador de recursos suficientes para que tal orientação aconteça.

Responsabilidades Civis e Penal do Contador e Gestor

O profissional de contabilidade tem sim responsabilidade civil sobre os serviços que executa sob alguns aspectos de sua empresa, mas o empresário tem que dar munição suficiente e se um dos dois errarem, ambos respondem pelo erro.

Contabilidades modernas hoje assumem muitas funções que muitas vezes não são capazes de entregar  o serviço correto, e conforme a lei 11.638 d 2008, o empresário deve fiscalizar sempre que possível o trabalho executado pelo seu contador.

O contador possui um código de ética muito rigoroso e uma das premissas é que a falsificação ou alteração de documentos mercantis por exemplo, é crime assim como uma declaração falsa em um documento contábil.

Caso ocorra o contador fica responsável por orientar o empresário para agir de maneira correta, mas jamais deve seguir a frente com o trabalho onde faltem documentos comprobatórios. Informações inexatas ou omissão de lançamentos contábeis são itens que podem render prisões, com reclusão de até seis anos.

Em suma, é de responsabilidade do empresário analisar se seu contador realiza o trabalho conforme a lei manda pois se isso não ocorrer, o empresário também assume em igual teor o erro do seu contabilista.

Subir