20/03/2018

Como Declarar o Bitcoin, Letecoin ou Dash na Declaração de Imposto de Renda ?

Tudo bem com vocês? Bom, época de declaração de IR e aqui na Let Contábil está uma loucura, e mesmo assim, viemos aqui te ajudar com esse passo a passo de como declarar moeda virtual na sua declaração. Preparado?


COMO DECLARAR MOEDA VIRTUAL NO IMPOSTO DE RENDA


As moedas virtuais vem ganhando espaço há alguns anos com liberdade e independência dos bancos, isso porque não são rastreadas pelo banco central, e as negociações são feitas em comunidades específicas  virtuais.

Mesmo assim é preciso declarar o ganho destas operações no Imposto de Renda 2018, uma vez que caracterizam acréscimo patrimonial tributável.

Em 2018, na Declaração de IR o contribuinte deve incluir o estoque de moedas virtuais que tenha em 31/12/2017 na ficha de "Bens e Direitos" sob o código 99 (outros bens e direitos). No campo "descriminação" deve informar a quantidade e o tipo de moeda virtual (Bitcoin, Letecoin ou Dash). 

Se o estoque de moedas já vem de 2016, deve-se repetir o valor no campo "Situação em 31/12/2016" e informar em "Situação em 31/12/2017" o valor do estoque nessa data. 

Esse valor deve corresponder ao custo de aquisição, ou seja, o valor efetivamente pago por essas moedas. 

Se você achou complicado ou não tem tempo para fazer todo esse trâmite na declaração, contate a Let Contábil através do e-mail comercial@letcontabil.com.br que te ajudaremos! 

Amanhã você vai descobrir como declarar moeda virtual se já tiver vendido. Te esperamos por aqui!

Subir