19/01/2018

O que é uma DARF?

DARF o que é?
O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) é utilizado pelo Ministério da Fazenda e Receita Federal como instrumento de cobrança dos contribuintes no pagamento dos tributos embutidos em operações financeiras. Dividida em dois tipos, o simples e o comum, a guia é de uso tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.



DARF Simples 
Esse modelo não é mais utilizado. A partir de 2011, com a lei do Simples Nacional, ele foi substituído pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). O DARF Simples entrou em vigor em janeiro de 1997 como o documento usado pelas empresas do Simples como a guia única de recolhimento de tributos. Ele englobava RPJ, CSLL, PIS/PASEP COFINS e IPI e dependendo da natureza da pessoa jurídica, ICMS ou ISS.

DARF Comum 
O DARF Comum surgiu meses depois do DARF Simples. Diferente do anterior, esse documento permanece em uso constante até hoje.  É esse tipo de DARF é o principal meio de arrecadação de tributos de contribuintes pessoas físicas e jurídicas. Exemplos clássicos do documento são as guias de pagamento do PIS sobre o faturamento de empresas, o imposto de importação de produtos importados na alfândega ou mesmo o imposto de renda da fonte pagadora.
 No próximo post do Blog da Let Contábil, te ensinaremos como calcular uma DARF vencida, te esperamos por aqui!


Subir