05 fevereiro 2015

Como se organizar para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física

Let Contábil, Contabilista, Contabilidade, IRPF


Ensinaremos a seguir algumas medidas que podem ser tomadas para ao longo do ano para organização dos documentos e assim, todo o processo será facilitado. Outra vantagem é o quanto mais rapidamente sua declaração for entregue, mais rápido você terá a restituição (se houver). Além disso, a entrega do Imposto de Renda tem prazo e deve ser cumprido para não haver multas na entrega da declaração com atraso.

Não deixe para ultima hora e comece a se organizar.
Dicas:

 No seu computador ou notebook ou celular (através de APP como Evernote) crie uma pasta e salve todos os documentos necessários para a entrega da Declaração, se você possui um contador consulte o profissional e pergunte a ele quais documentos deve separar, assim você economizará tempo

·Separe o arquivo ou a declaração impressa do ano anterior e arquive ou junte aos documentos digitalizados


·Guarde nessa pasta ou digitalize e arquive todos os documentos (notas) que comprovem os gastos com Educação e Saúde

·Se houveram mudanças no patrimônio, os documentos que comprovem devem ser arquivados. (Carro novo, imóvel, aplicações financeiras etc.)

·Tenha em mãos o informe de rendimento que deve ser fornecido pela empresa até final de Fevereiro. Para bancos é possível pegar diretamente no internetbank.

O prazo para o contribuinte entregar a declaração do Imposto de Renda começa em 2 de março e vai até 30 de abril. É obrigada a apresentar a declaração, a pessoa física residente no Brasil que recebeu no ano passado rendimentos tributáveis acima de R$ 26.816,55 ( valor corrigido em 4,5% em relação ao de 2014).
São obrigados a entregar a declaração quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha superior a R$ 40 mil.


Se você ainda não sabe como entregar a sua declaração, podemos assessorá-los. Clique aqui e nos mande um e-mail com suas dúvidas. 
Subir